terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Rocambole de Leite Ninho

Posted by Unknown  |  at  14:02



Essa receita é típica de jovem que vai morar sozinho e cansa de comer brigadeiro.
Você quer fazer um doce mais elaborado, mas acha que não consegue fazer o pudim da vovó. Não tem batedeira, mas quer ousar?
Um rocambole com 4 ingredientes. Isso mesmo que você
leu.

MASSA
1 lata de em pó ou outra marca em pó (400g)
1 lata de nescau ou outro achocolatado em pó (400g)
1 lata e 1/2 de Leite Condensado de 395 g (ou até dar o ponto, não pode ficar
muito mole, nem duro)


RECHEIO
1 1/2 lata de Leite Condensado (395 g)
1 a 2 pacotes de 100 g de coco ralado

Modo de fazer a massa:



Misture o leite em pó e o achocolatado em uma vasilha grande até a mistura ficar uniforme e sair os carocinhos.




Em seguida, adicione o Leite condensado e vá misturando.





Coloque a massa em cima da mesa e sove até ficar homogênea e desgrudar dos dedos.

Se sua massa ficar muito mole e pegajosa (o que pode acontecer com ingredientes diferentes do Leite Ninho e Nescau) , adicione uma quantidade igual de Leite em Pó e Achocolatado, sempre de colher em colher da mesma medida... adicione e sove para ver se chega no ponto.
Daí a massa vai ficar boa!


Sove até ela ficar escura e brilhante, como na foto. Precisa sovar bastante mesmo, que no final seu rocambole ficará mais bonito e mais fácil de cortar

Divida a massa em 3 pedaços iguais: faça 3 rolinhos e divida-os ao meio. Cubra-os com saco plástico para não ressecar.





Achate cada parte e abra-as com um rolo de massa. Após, aberta, coloque-a em cima de um saco plástico transparente, porque na hora de enrolar vai te ajudar, e assim sua massa não vai secar. Se ela secar, você vai precisar fazer uma bolinha, sovar e abrir novamente!
Vá colocando uma massa aberta em cima da outra, para ir reservando.
Assim que terminar todos os 6 pedaços, faça o recheio.
Modo de fazer o recheio:




Leve todos os ingredientes ao fogo (baixo), mexendo sempre até desgrudar da panela e formar um doce tipo beijinho, mas mais mole.





Com o recheio ainda quente, espalhe-o por cima das massas, deixando um espacinho nas laterais (para na hora de enrolar, o recheio não vazar). Se o recheio ficar muito frio, vai ficar muito difícil passá-lo em cima da massa! Daí você precisará colocar mais leite condensado para ele amolecer, mas não precisa voltar o recheio ao fogo...


Procure passar o recheio nas massas o mais rápido que conseguir... pois na medida em que ele vai esfriando, fica muito difícil passar ele uniformemente,...


Agora uma parte importante para seu rocambole ficar bonito:

É preciso, após passar o recheio na massa, cortar as bordas e deixá-las retas, retirando as áreas onde não há recheio e onde a massa ficou torta.
Você pode usar uma faca para cortar, mas o que utilizei e acabou cortando certinho sem estragar a massa, foi um cortador de pizza!





Somente depois vá enrolando o rocambole, tendo contado somente com o plástico e não com a massa, para ela continuar lisa e bonita!

Enrole a primeira voltinha bem apertada, para no final ela fica perfeitinha. Cuidado para não quebrá-la. Vá enrolando bem apertado, até terminar a massa. Você não precisa pegar na massa, só no saquinho. Deixe os rolinhos envoltos no saquinho plástico.




Coloque os rolinhos na geladeira, dentro de um tabuleiro, revestidos com o plástico, bem juntinhos para eles não deformarem e achatarem.

Importante: retire da geladeira e vá mudando-os de posição de vez em quando, passando-os em cima da mesa para arrumar o seu formato, para que a massa fique redonda. Se você não fizer isso, ele vai congelando e, como a massa vai estar “quente”, os rolinhos vão ficar amassados, achatados e feios, conforme vão esfriando na geladeira!!


Espere até ficarem bem frios mesmo pra você poder cortar, para que fiquem lindos e certinhos, como na foto.

 
Se a faca sujar, limpe-a com um guardanapo de papel e continue cortando. Descarte se for vender, as pontinhas das beiradas dos rocamboles, que ficam disformes e com pouco recheio. Se você não for vender, mas servir para seus convidados, daí é só você comer esses pedacinhos mesmo (ninguém pode ver você servindo uma comidinha feia, né. Então você come sem culpa.

Fonte-Aqui










Tagged as: ,
Deyse Kamiya

Administradora deste blog que faz do ato de cozinhar, uma terapia...

0 comentários:

Inscreva-se
Receba nossas últimas postagens por e-mail...

Inspire-se

"Cozinhar bem é muito fácil, mas você precisa aprender alguns pequenos truque."
- Jorge Nascimento

"A boa culinária é para mentes criativas e corações fortes! Ninguém deve definir seus limites."
- Rogério Fernandes

"Cozinhar é o mais privado e arriscado ato. No alimento se coloca ternura ou ódio. Na panela se verte o tempero ou o veneno. Cozinhar não é serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros"
- Mia Couto

"A gastronomia é a mais sublime das artes."
- Jorge Amado

Informações para contato

Email: cozinhadadeyse@gmail.com
Proudly Powered by Blogger.
back to top